Descobri uma calculadora online que permite aos omnívoros conhecer os números da sua alimentação, desde o número de animais mortos, ao peso da carne consumida e à emissão de CO2. Por outro lado, também permite que os vegetarianos e vegans conheçam realmente o impacto das suas opções alimentares. Os números apresentados dão para refletir.
Eu usei o vegan calculator, uma vez que, desde o início, não consumo produtos lácteos (leite, iogurtes, queijo, manteigas). Para quem apenas eliminou a carne e o peixe da sua alimentação, há o vegetarian calculator (e muitas outras calculadoras online, basta pesquisarem). Também é interessante comparar os números das duas opções. A indústria do leite é também responsável por imensas mortes, ao contrário do que normalmente se pensa.
Como esta calculadora é americana, usa informações de um consumidor médio dos Estados Unidos mas, apesar de Portugal ter uma alimentação diferente, continua a ser interessante olhar para estes números. 7000 é o número de animais consumidos por um omnívoro americano ao longo de toda a sua vida.
Mas vamos às boas notícias. No meu caso, ao longo destes cerca de 4 anos sem carne, peixe e produtos lácteos, já salvei 1460 vidas. Além disto, poupei 6079 litros de água, evitei que fossem destruídos mais 4069 metros quadrados de floresta e ainda consegui que não fossem emitidos 13 quilos de CO2.
Esta foi mais uma publicação para estimular a reflexão e para encorajar mais pessoas a deixar de lado a carne e o peixe na hora das refeições.
Espero que tenham gostado! Até à próxima publicação, Balta! <3
Adorei completamente este post :) Também sou vegetariana.
ResponderEliminarComecei a seguir.
Um beijinho
https://amaria-do-mar.blogspot.pt/
Boa tarde, só discordo na parte de menos emissões. Infelizmente, a maioria dos produtos vegan disponíveis vêm do estrangeiro, logo têm de vir de barco ou avião, com enormes emissões de gases poluentes, custos acrescidos e plásticos e plásticos envolvidos. O impacto ambiental é bem maior que comer o ovo da galinha do Sr. António, que por acaso produz ovos de galinhas em liberdade e é da minha freguesia, e também vende a galinha de campo em produção biológica. Escolher bem sim, mas sempre bem informada!
ResponderEliminar