sexta-feira, 20 de abril de 2018

IDEIAS DE PEQUENOS-ALMOÇOS VEGAN PARA PREGUIÇOSOS

Começar o dia com um bom pequeno almoço é meio caminho andado para ter um dia produtivo. Mas as manhãs são, regra geral, complicadas. O sono, a vontade de ficar na cama, a fome, a pressa para sair... enfim, há um conjunto de fatores que dificultam a preparação do pequeno-almoço. Para contornar esta situação, trago algumas sugestões para quem, como eu, tem muita preguiça de manhã!
Foto: Pexels

1. BATIDOS
Coisa mais prática e fácil não há. A minha principal dica para agilizar o processo é deixar a fruta pronta - tudo cortado, descascado, etc. Bastam umas gotinhas de limão por cima da fruta para que não azede. De manhã, é só triturar, juntar leite et voilá! 
E o melhor é que para batidos não há nenhuma receita universal: basta juntar a fruta que mais se gostar - ou que houver em casa pronta a consumir.
Foto: Pexels
2. PAPAS DE AVEIA
Isto demora 2 ou 3 minutos. Resume-se a: deixar um leite vegetal a aquecer, juntar 30 ou 40 gramas de aveia em flocos e ir mexendo até ter a consistência de papa. Depois, junta-se uma colher de algo para adoçar - pode ser açúcar, geleia de arroz, essência de baunilha ou outra coisa semelhante. Finalmente, é só adicionar fruta por cima - e aqui vale tudo (eu aconselho frutos vermelhos ou banana e canela, por exemplo). 
Foto: NiT
3. TORRADAS DE PÃO INTEGRAL
Esta é a minha opção preferida. Demora cerca de 10 minutos para o pão torrar mas pode demorar menos consoante o tipo de torradeira - e se o deixarmos já em fatias na noite anterior demora ainda menos! Desde que o pão seja integral, de sementes ou até sem glúten, esta trata-se de mais uma opção saudável. Aconselho vivamente o pão d'O Macrobiótico para o pessoal do Porto. É caseiro, feito com produtos naturais, biológicos e farinhas integrais! Tudo de bom, portanto. Podem barrar com manteiga de amendoim, tahin (manteiga de sementes de sésamo), abacate, entre muitas outras opções. Acompanhem também com a vossa bebida preferida: eu não vivo sem café ao pequeno-almoço.
Foto: O Macrobiótico
4. PUDIM DE CHIA
Parece-me que esta é a opção mais rápida de todas. É ainda super versátil e adequada para a primavera e verão! Há imensas receitas, mas a que eu mais gosto é com laranja! Então, basta juntar  um quarto de chávena de sementes de chia a uma chávena de sumo natural de laranja e deixar repousar durante a noite. De manhã, acrescentam-se pedaços de fruta e é só devorar! Há coisa mais fácil?
Foto: Manon Ainim/Pinterest
5. TOFU MEXIDO
Esta é a opção com mais proteína desta publicação. Pode soar estranho para quem não conhecer o conceito, mas é muito bom! No fundo, é só triturar 170gramas de tofu natural com as mãos ou com um garfo de forma a ficar bem esmagado e temperar com açafrão das índias (para ganhar a tonalidade do ovo) e um pouco de pimenta. Depois, vai a uma frigideira com um fio de azeite ou uma colher de café de óleo de côco. Depois, acompanha-se com uma bebida a gosto!
Foto: Fork&Beans

E pronto, foram estas as minhas sugestões! Qual é a vossa preferida? Já conheciam todas? Deixem nos comentários a vossa opinião.
Até à próxima publicação, Balta! <3

3 comentários

  1. O batido tem ótimo aspeto, MESMO!!

    FAZ AS TUAS PERGUNTAS: http://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt/2018/04/q-5-facam-as-vossas-perguntas.html

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
  2. Belas sugestões! Gostei especialmente das papas de aveia! :D

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito!!
    Tenho de experimentar o pudim de chia :)

    ResponderEliminar

© Balta Blogue
Maira Gall