sexta-feira, 8 de julho de 2016

ENCONTREI UM ANIMAL

Em pleno verão - e não só, infelizmente - é muito comum encontrarmos animais, mais frequentemente cães e gatos errantes... A verdade é que há demasiados animais face ao número de habitantes mundial (há 1 cão para cada 5 habitantes, segundo dados da Organização Mundial de Saúde). Por isso, achei útil fazer esta publicação para que as pessoas deixem de ser indiferentes aos animais com que se cruzam nas ruas! Continuem a ler para saberem o que fazer quando encontrarem um animal!
Passo número 1: Se encontraste um animal é porque és tu que o tens de salvar! Continuo a acreditar que nada acontece por acaso. Assim, se te cruzas com um cão ou um gato é porque o tens de ajudar. Um animal é uma vida!

Passo número 2: Recolhe o animal! Pode estar perdido ou ter sido abandonado, mas deixá-lo na rua não deve ser opção... os cães e os gatos são animais, mas estão cada vez mais dependentes dos humanos por isso dificilmente sobreviverão na rua. Além disto, o seu destino poderá ser o canil mais próximo, onde corre o risco de ser morto, apesar de, felizmente, a legislação em Portugal se ter alterado recentemente a esse respeito. Assim, alimenta o animal, dá-lhe água, uma cama confortável para repousar e leva-o ao veterinário, para que um profissional possa avaliar o seu estado de saúde.

Passo número 3: Divulga a situação! Tira fotografias ao animal que encontraste e divulga na Internet. Há sites próprios para esse efeito, por exemplo, o Encontra-me mas também podes contar com a ajuda de muitas associações de animais que divulgam a situação (não esperes que te recolham o animal - as associações vivem nos seus limites físicos, principalmente no verão!).

Passo número 4: Certifica-te de que o animal não tem dono antes de lhe procurares uma casa! Muitos animais que se encontram, felizmente, têm dono e estão apenas perdidos, por algum motivo. Podes saber se o animal tem dono através do microchip, cuja identificação é gratuita num veterinário, da coleira que pode ter identificação com o nome do animal e contactos dos donos, etc etc etc!

Passo número 5: Se o animal estiver, efetivamente, abandonado há que lhe encontrar uma nova casa! Mais uma vez, a Internet e as redes sociais são uma grande ajuda.

É importante pensar que os animais são vidas e, por isso, há que as preservar. Decidi fazer esta publicação para sensibilizar e elucidar os que se cruzam com um animal e olham para o lado. Pode ser difícil, mas vale a pena! E tu, já salvaste um animal hoje?

Até à próxima publicação, Balta! <3 



1 comentário

  1. É isso mesmo !! concordo com tudo
    Beijinhos
    elisaumarapariganornal.blogspot.pt

    ResponderEliminar

© Balta Blogue
Maira Gall