quinta-feira, 29 de junho de 2017

BOLINHAS DE GRÃO (VEGAN)

Verão, calor, praia e... piqueniques? Estas bolinhas de grão de bico são perfeitas para esta altura do ano. Comem-se frias e são práticas para levar para todo o lado. Mais uma vez, são extremamente fáceis de fazer!
Precisei apenas de: 400 gramas de grão já cozido e escorrido, uma cenoura, uma cebola pequena, 2 dentes de alho, 40 gramas de sementes de linhaça amarela trituradas, azeite (uma colher de sopa), coentros frescos picados, algumas pitadas de pimenta e sal marinho. 
A "receita" foi literalmente triturar tudo num processador de alimentos. A primeira coisa a fazer é ligar o forno a 180º para ir aquecendo. Quanto aos alimentos propriamente ditos, primeiro, triturei a cenoura, a cebola e os dentes de alho. Depois o grão, com o azeite, a pimenta e o sal. Entretanto, junta-se a linhaça - são 40 gramas mas podem ser mais, porque as sementes vão dar consistência à massa. Finalmente, junta-se os coentros à massa e formam-se bolinhas. Leva-se ao forno por 30 a 40 minutos a 180º até ficarem bem amarelinhas. 
É assim, bem simples. Ficam bastante saborosas, são nutritivas e fáceis de "transportar". E vocês, o que levam para a praia ou piqueniques?
Até à próxima publicação, Balta! <3

8 comentários

  1. Só hoje conheci o teu blogue e apaixonei! <3
    Parabéns! :D

    Lá em casa somo flexitarianos, e o mais difícil, para mim nem é o cortar com a carne ou o peixe... é o não repetir demasiado as receitas. Nisso acho que o teu blogue é maravilhoso... já tenho umas quantas receitas debaixo de olho!

    Obrigada***

    ResponderEliminar
  2. Que bom!! É um snack super saudável para a Praia! Obrigada :)

    ResponderEliminar
  3. Gostava de saber mais sobre alternativas à carne! Não percebo bem as diferenças entre o seitan e o tofu por exemplo nem que marca é melhor!
    Achas que conseguias fazer um post sobre isso?

    ResponderEliminar
  4. Super fáceis e parecem deliciosas ! Tenho que experimentar !
    Beijinhos :)
    http://ganeshamyganesha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Sou um pouco esquisita com a comida, não gosto muito de grão de bico, mas essas bolinhas parecem ter bom aspeto, vou experimentar :).
    Gostei muito do teu blog :).
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar

© Balta Blogue
Maira Gall