segunda-feira, 3 de abril de 2017

COMO DEIXAR DE COMER CARNE

Uma das perguntas mais frequentes que ouço é "como conseguiste deixar de comer carne?" e, como tal, achei que seria interessante deixar aqui no blog alguns aspetos que eu acho determinantes para iniciar um estilo de vida diferente, longe da carne. Curiosos?

Antes de mais, uma das coisas que gostava de sublinhar é o facto do nosso corpo não precisar de carne para sobreviver. É absolutamente possível fazer uma alimentação à base de plantas sem que o nosso corpo sofra. O que acontece é que a ingestão de carne é uma questão de hábito e, como qualquer outro hábito, o processo de "desabituação" pode demorar algum tempo. Além disto, tal como acontece, por exemplo, com o açúcar, a carne é viciante, daí que seja tão difícil para a maioria das pessoas pensar em não a comer. Isto implica então determinação e força de vontade. 

A curto prazo o que aconselho é que se façam duas ou três refeições por semana sem carne (ou outros produtos de origem animal). Quanto ao que cozinhar, podem sempre inspirar-se nas receitas que já estão aqui pelo blog. Esses dias começarão a introduzir o hábito de fazer refeições vegetarianas. Entretanto, com o passar do tempo, pode-se ir aumentando o número de dias sem carne da semana.

Outra dica que posso dar é que evitem fazer refeições fora de casa ou, caso tenham essa possibilidade, que levem a vossa própria comida para a faculdade ou para o local de trabalho. Isto fará com que "resistam à tentação", até porque, na maioria dos restaurantes, as opções vegetarianas resumem-se a alface. E, ao contrário do que se diz por aí, um vegetariano não vive de alface.

Por fim, vejam vídeos e blogs que vos inspirem a adotar um estilo de vida mais saudável e sustentável. Não vos digo para verem os vídeos sobre como funciona a indústria de carne para consumo humano porque são vídeos dolorosos... mas é importante terem consciência de que cada refeição sem carne é sinónimo de menos lucro para as empresas que vivem do sofrimento animal.

Deixar a carne é um processo bastante fácil, mas implica sensibilidade, determinação e força de vontade. A longo prazo, não verão a carne como uma opção de alimento sequer e, honestamente, ganharão até aversão a essa ideia. Pelo menos foi o que aconteceu comigo.

Espero que este post seja útil! Já agora, sintam-se à vontade para partilharem as vossas experiências nos comentários. Até à próxima publicação, Balta! <3 

4 comentários

  1. Quando me decidi tornar vegan o processo tornou se muito mais fácil porque nunca fui de comer carne. Aliás, não gosto mesmo de qualquer carne vermelha, antes só frango ou peru (ambos grelhados) mas nem me custou assim tanto desabituar me à carne

    ResponderEliminar
  2. Olá. Sei que mencionou no seu post dieta vegetariana e não dieta vegan, mas queria deixar a informação (que poderá até saber eventualmente, mas os leitores podem não saber) que a vitamina B12 apenas se encontra em produtos de origem animal, pelo que pessoas vegan deverão tomar um suplemento com esta vitamina.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa informação está errada. A vitamina B12 está presente nos leites vegetais e na espirulina, por exemplo.

      Eliminar

© Balta Blogue
Maira Gall