domingo, 5 de março de 2017

TAPIOCA: RECHEIOS VEGAN (DOCE E SALGADO)

Nos últimos tempos tem-se ouvido falar imenso da tapioca e dos seus benefícios. Não contém glúten, não precisa de gorduras para ser preparada, é super versátil, tem poucas calorias... e a lista podia continuar. Portanto, decidi trazer para o blog duas opções vegan: uma doce - para comer ao lanche, por exemplo, e outra salgada - ideal para um almoço ou jantar.

OPÇÃO DOCE
Há inúmeras opções doces para recheios de tapioca. Eu usei frutas que tinha cá em casa: banana e morangos. Mas, como a gula por vezes fala mais alto, fiz um creme de chocolate com cacau em pó e água fervida (mistura-se muito bem até ficar com a consistência ideal).

Outras opções doces: rodelas de maçã com canela e nozes, compota ou geleia de frutos vermelhos com aveia ou ainda leite de côco com frutos secos.
´
OPÇÃO SALGADA
Esta opção salgada foi feita com brócolos e queijo vegan, que comprei no supermercado Jumbo. É ideal para um almoço ou jantar, em que haja pouca disposição para cozinhar porque, na verdade, tudo se resumiu a misturar os dois ingredientes numa frigideira com um fio de azeite e uma cabeça de alho às rodelas. 

Outras opções salgadas: creme de cogumelos, manteiga de amendoim com banana, bolonhesa de soja ou lentilhas com espinafres.

A tapioca, por si só, também é muito fácil de fazer: aqueci uma frigideira anti-aderente, coloquei a massa da tapioca até cobrir a superfície da frigideira e deixei cozinhar por 2 minutos. A massa da tapioca podem encontrar no Jumbo por 3,99€ - dá para fazer muuuuuuitas tapiocas, embora na embalagem diga que dá para cerca de 5. Segundo sei, também há tapioca à venda noutros supermercados e no Celeiro, por exemplo, mas tem estado esgotado, por isso é que comprei no Jumbo assim que encontrei!
E vocês, costumam comer tapioca? Com que recheios? Espero que tenham gostado das minhas sugestões, são saudáveis e cruelty free. Até à próxima publicação, Balta! <3

4 comentários

  1. Excelente post, ideal para os meus jantares mais rápidos e como não como carne ajuda-me em tudo, fabuloso <3
    Beijinho
    http://anamakeawish.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Tem tudo muito bom aspeto!! Vou experimentar :)
    Beijinhos

    http://in-dianag.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Nunca experimentei tapioca mas este post despertou ainda mais a minha curiosidade!
    Beijo ♥
    Trovoada dos Sonhos

    ResponderEliminar

© Balta Blogue
Maira Gall