terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

5 SEGREDOS PARA SER FIT

Depois de uns meses afastada do blog por causa da faculdade, decidi voltar com um post que, no fundo, responde à questão: como ser fit? Compilei cinco coisas que me parecem fundamentais para quem quer ter um estilo de vida saudável e que são muito fáceis de introduzir no dia-a-dia. Curiosos? É só clicar em "ler mais".
Foto: Victor Freitas/Pexels

1. FAZER EXERCÍCIO FÍSICO E COMER BEM
Além de ter uma vida ativa, fazer exercício físico, pelo menos, 3 vezes por semana é fundamental. Para quem tem objetivos mais específicos como perder peso ou tonificar o corpo, o ideal será treinar todos os dias. Claro que, a par do exercício, está também a dieta. Não adianta treinar imenso se a alimentação não for minimamente equilibrada. Logicamente que, no que respeita à alimentação, eu aconselho evitar carnes e peixe, comer muitos legumes e fruta e evitar também processados.

2. DESCANSAR O SUFICIENTE
O nosso corpo precisa de descanso. Dormir as horas necessárias - não tem de ser oito horas por dia, mas o suficiente para cada pessoa. Por descanso entende-se também não ter uma vida demasiado stressada. Isto pode ser difícil nos dias que correm mas aos fins de semana, por exemplo, evitar shoppings e locais cheios de gente em correria é uma forma de não aumentar ainda mais os níveis de stresse. Uma alternativa é passear à beira mar, ir até jardins e espaços verdes ou conviver em espaços tranquilos - pode até ser em casa, com música relaxante e incenso ou óleos essenciais.

3. ESTAR RODEADO DE PESSOAS COM HÁBITOS SAUDÁVEIS
Costuma dizer-se que nós somos a média das cinco pessoas com quem mais convivemos. E isto estende-se até às redes sociais. Logicamente que, se no teu feed de instagram te aparecerem constantemente fotos de batatas fritas, francesinhas, gelados ou chocolate, a tua vontade de comer essas coisas vai ser maior. Por isso, quer no mundo real, quer no mundo virtual, tenta rodear-te de pessoas com hábitos saudáveis. Além do mais, o feed do instagram fica muito mais bonito (e inspirador) com bowls verdes do que com batatas fritas... Risos!

4. OUVIRES O TEU CORPO
Saber o que o nosso corpo pede é meio caminho andado para saber exatamente o que lhe dar. Há dias em que o corpo pede descanso, outros em que pede atividade física; dias em que pede chá, outros em que pede batidos de fruta. Além disso, outros sinais como fraqueza, constipações, etc. Nem sempre estamos bem e ter um estilo de vida saudável passa por saber dosear as coisas, em conformidade com as necessidades do nosso corpo (e mente).

5. SERES ORGANIZADA/O
A organização é a chave para quase tudo na vida. Para conciliar a vida pessoal e social, o exercício físico e o descanso, a alimentação saudável e todas as outras coisas que fazem parte do nosso quotidiano é preciso ter tudo organizado. Um exemplo da necessidade da organização é a preparação de refeições. Usar o final de tarde de domingo para preparar refeições para a semana é uma forma de ter tudo sob controlo e não haver a desculpa de comer mal por "falta de tempo". No final de cada dia também é útil preparar a lancheira com os snacks e refeições para o dia seguinte. Se for pensado, organizado e planeado é muito mais fácil não sair do esquema.

Estes são aqueles que eu considero os "segredos" para ter uma vida fit e saudável. Claro que, consoante as pessoas, estes pontos podem variar mas o mais importante é que as pessoas se sintam bem com o estilo de vida que levam.

Espero que este post seja útil!
Até à próxima publicação, Balta! <3 

5 comentários

  1. Um post super útil! Concordo com todos os pontos! :D

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Bem que neste momento precisava de estar rodeada com o mesmo objetivo do que eu, sozinha é muito mais complicado e tudo serve de desculpa para não treinar. Beijinhos*

    ResponderEliminar
  3. São ótimas dicas! Como fitgirl acho essas dicas super essenciais! :)

    Beijinho*

    A Pa-trícia
    apatriciaaa.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Adorei as dicas ! <3 Sou nova aqui no Blog e estou a adorar o teu trabalho, já sigo! muito sucesso! Beijinhos <3

    https://fashioninsilver.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Ola Querida:) Tudo bem?
    Gosteiii do Post:) Ótimas dicas:)
    Beijinhos Karina
    Novo post :http://openklosetfashion.blogspot.pt/2018/02/convento-do-espinheiro-historic-hotel.html#disqus_thread

    ResponderEliminar

© Balta Blogue
Maira Gall