quarta-feira, 14 de março de 2018

O QUE COMER PARA REFORÇAR O SISTEMA IMUNITÁRIO

Quase no final do inverno, fui apanhada por uma virose. Há uma semana cheia de medicação e com os sintomas ainda à vista, decidi pesquisar e compilar alguns alimentos (vegan, claro) que ajudam a reforçar o sistema imunitário.
Foto: Pexels

1. CITRINOS
Laranjas, tangerinas, limões, toranjas, etc. Os citrinos são a primeira coisa de que me lembro quando tento responder à questão que dá título a esta publicação. A laranja, por exemplo, é rica em vitamina C, vitamina A, cálcio e magnésio - estes componentes têm propriedades antibacterianas e antiinflamatórias.

2. COGUMELOS
Os cogumelos são mais uma excelente opção para reforçar o sistema imunitário. Têm antioxidantes e vitaminas B. Por isso, têm propriedades antivirais e antibacterianas. Além disto, é sempre bom lembrar que há imensos tipos de cogumelos - por isso têm imensas alternativas! Pleurotus, shiitake, portobello são alguns dos meus cogumelos preferidos.

3. COUVES
Não me importava de comer arroz de couves quase todos os dias. E... além de ser ótimo em termos de sabor, também ajuda a fortalecer o sistema imunológico já que é riro em glutamina, antioxidantes, vitamina A e vitamina C. 

4. FRUTOS SECOS
Amêndoas, nozes, avelãs, caju, castanha do maranhão, etc. Frutos secos também entram na lista dos alimentos que devemos ingerir se queremos reforçar o sistema imunitário - e reforçar a saúde de uma forma geral, mas isso seria outra publicação (risos)! Têm vitamina B, vitamina E, magnésio, selénio, entre  outras propriedades.

5. ALHO
Eu confesso que não gosto de alho. Coloco-o em todos os estrugidos mas depois, quando estou a comer, costumo apartar os pedaços de alho que encontro. Ainda assim, reconheço que o alho tem ótimas propriedades. Tem vitamina A, vitamina C e antioxidantes. Outro benefício do alho é, por exemplo, o combate aos herpes - colocar uma rodela de alho em cima da ferida é o tratamento mais eficaz que conheço.

6. BATATA DOCE
A batata doce pelos vistos também é eficaz no reforço do sistema imunitário. Isto porque tem beta carotenos e vitamina A, além de antioxidantes. Isto é uma excelente notícia - assim junta-se o útil ao agradável (ou seja, comer e reforçar o sistema imunológico).

7. BRÓCOLOS E ESPINAFRES
Os brócolos têm vitamina A, vitamina C e também antioxidantes. Já os espinafres, além da vitamina C, têm folato e fibras. E além disto é curioso que, quer os brócolos, quer os espinafres, são um excelente substituto da carne/peixe tendo em conta o seu teor proteico. Portanto, mais uma vez, junta-se o útil ao agradável - neste caso, comer bem, pela saúde e salvar os animais.

E foram estes os alimentos que agora tenho incluído com mais frequência no meu dia a dia para ver se venço esta virose! Acho que, na maior parte das vezes, a alimentação é a melhor forma de combatermos as fragilidades do nosso corpo, dando-lhe os nutrientes de que realmente precisa. E desse lado, o que costumam comer quando as constipações/gripes batem à porta?

Espero que este post tenha sido útil! Até à próxima publicação, Balta! <3 


Fontes: Remédio Caseiro, A Nutricionista, Natue, RTP 

9 comentários

  1. Nem mais! Desde que optei por uma alimentação mais saudável e equilibrada que fico doente muito menos vezes! Bom post! :)

    ResponderEliminar
  2. Óptimo artigo!!
    Para além dos mencionados, há também a utilização da curcuma e do gengibre, do chá de equinácea, do Kuzu, entre outros ;)
    Se quiseres saber mais passa no meu blog que tem algumas receitas com estes ingredientes!!
    Beijinhos
    www.maenatureza.pt

    ResponderEliminar
  3. Eu, após alguns anos imune, fiquei com gripe durante quatro dias. Apercebi-me que ocorreu não apenas pelo tempo instável e do constante ar-condicionado, como também pelas minhas defesas que precisam fortalecer. Eu sou apaixonada por citrinos e brócolos (dessa lista)! Eu preciso controlar imenso pois tenho diversas alergias alimentares, mas inserir alguns frutos secos seria uma boa opção para complementar o lanche! Adorei as descrições, agora sou uma expert em reconhecer vitaminas, hahaha! Adorei o blog! <3
    Espero que fique melhor!

    Um abraço,
    swacre.com/

    ResponderEliminar
  4. Excelente post! De facto uma boa alimentação é a cura para quase tudo :)

    Beijinhos,
    Yellow Rain

    ResponderEliminar
  5. Incluo todos esses ingredientes na minha dieta já há algum tempo, e sem dúvida que fazer opções inteligentes para a nossa alimentação é um passo muito importante para um melhor bem-estar físico :)
    Beijinhos
    Pearlsandpeanuts.pt
    Tânia

    ResponderEliminar
  6. Adorei :D e realmente são alimentos que estão sempre na minha alimentação. Desde que comecei a mudar a minha alimentação até chegar a vegetariana nunca fiquei constipada por exemplo :D Um beijinho
    https://amaria-do-mar.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Como eu amei este post!

    Muitos beijinhos
    MUAH*
    Blog | Youtube | Facebook

    ResponderEliminar
  8. Nice blog. After reading your blog I’m so impressed. Keep update your blog. Black Friday Deals on Appliances

    ResponderEliminar

© Balta Blogue
Maira Gall