domingo, 31 de julho de 2016

VEGETARIANA PORQUÊ?

Há mais de um ano e meio mudei a minha vida. Deixei de comer carne. Depois deixei de comer peixe. Tornei-me, portanto, vegetariana. A qualquer lado que vá me perguntam o porquê de ter tomado esta decisão. Estando o meu blog recheado de receitas vegetarianas e vegan, achei que fazia todo o sentido explicar o porquê desta mudança. Quem sabe possa encorajar muita gente a fazer o mesmo!
Pode não parecer real, mas tudo começou quando encontrei a Khali, uma das minhas cadelas. Ensinou-me que os animais têm uma sensibilidade tão ou mais desenvolvida do que a nossa. Abandonada pelas ruas, grávida e com uma perna partida (de atropelamento), entregou-se a mim e à minha família como se nos conhecesse desde sempre - deixou-se pegar ao colo de imediato para a levarmos ao veterinário e a partir daí tornou-se uma cadela 200% leal.
No fundo, a Khali sensibilizou-me para o mundo animal - há que referir que um cão é tão senciente como os restantes animais. Comecei a pesquisar, a ver documentários, a ter acesso a vídeos e imagens terríveis que mostravam como os animais eram e são, infelizmente, tratados por nós "humanos". Aconselho que vejam o documentário Cowspiracy: o segredo da sustentabilidade, que acedam a páginas como a Vegan Outreach ou a Farm Sanctuary. Com a ajuda da minha irmã que já era vegetariana na altura e uma expert na cozinha, mudei a minha vida! 

Mudei mesmo a minha vida: neste momento sou uma pessoa mais saudável do que era antes! O meu organismo funciona melhor sem alimentos como a carne ou o leite e seus derivados (esta restrição já faz parte da dieta vegan, que sigo neste momento), sinto-me melhor comigo mesma porque o meu corpo não é alimentado com cadáveres, estou a melhorar o ambiente (muita gente não sabe mas 1kg de carne gasta, para ser produzido,  cerca de 15 mil litros de água, ao contrário de 1kg de soja que gasta cerca de 2 mil litros), entre muitas outras razões que poderia enumerar aqui. 

Quanto à mudança não é difícil! Deve ser progressiva e não uma mudança brusca - deixar a carne, depois o peixe, os lacticínios, etc etc etc! Aos poucos, o vegetarianismo dá lugar ao veganismo e a um novo modo de vida, livre (o mais possível) da crueldade animal - seja na alimentação, na maquilhagem, na roupa e calçado, nos produtos para a casa, etc etc etc! 

Seguem-se algumas imagens para reflexão. 
As últimas 4 imagens fazem parte do albúm Change of perspective!
Espero que esta publicação seja útil de alguma forma. Caso precises de ajuda no que diz respeito à alimentação vegetariana/vegan, não hesites em contactar-me através do blog ou do facebook

Até à próxima publicação, Balta! <3

5 comentários

  1. Gostei muito de ler o teu post. Não tem o tom moralista que a maioria dos artigos sobre o assunto costumam ter. Eu como carne, peixe e derivados. Preferia não comer nada disto, sem dúvida. Aliás, tenho pensado cada vez mais nisso. E por uma razão semelhante à tua - o meu cão fez-me repensar muita coisa. Obrigada por partilhares isto connosco :D
    Beijinhos ❤
    EVENING BREEZE

    ResponderEliminar
  2. Adorei poder ler o teu post! E adorei que o fizesses pois ando com a ideia de poder deixar a carne mas no meu caso tornasse difícil porque não vivo sozinha.. pode não parecer, mas dificulta um pouco.
    Outra coisa que gostava de saber, onde te guias nas receitas que fazes?

    Beijocas,
    ANDA DAÍ!

    ResponderEliminar
  3. Obrigada! ♥
    Adorei ler o teu post... estou realmente a pensar na ideia de deixar a carne e peixe fora do meu dia-a-dia!
    https://keepcalmandshopvintage.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. ADORO ISTO! Tão eu <3

    thebrunettetofu.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. É a minha grande luta mas ainda não encontrei o caminho :( se cozinhar eu numca mas nunca faço carne . Tenho de vir aqui aprender mais contigo também para saber mais receitas para não cair literalmente para o lado . É o grande dilema da minha vida. Comer e não poder pensar mas se penso não quero voltar a comer mais . Mas ao mm tempo ainda não estou preparada para o deixar a nível de fazer uma refeição completa . Tenho muito que aprender de facto . Beijinhos
    elisaumarapariganornal.blogspot.pt

    ResponderEliminar

© Balta Blogue
Maira Gall